Lajeado é um dos principais polos econômicos do Vale do Taquari, destacando-se pela forte presença de pontos culturais e ambientes abertos como parques e praças históricas. A diversidade cultural em Lajeado é evidente e se manifesta de várias formas, refletindo a herança dos imigrantes alemães e italianos que colonizaram a região, bem como a influência de etnias africanas e indígenas. Essa mistura é celebrada em eventos locais, gastronomia e na arquitetura por toda a cidade. Te apresentamos alguns locais:
Conheça o Jardim Botânico de Lajeado. O jardim oferece um ambiente de tranquilidade e contato com a natureza, com trilhas, lagos, jardim sensorial, coleção de árvores exóticas e árvores em extinção. Também é possível conhecer árvores da Mata Atlântica e coleção de abelhas nativas.
Viste o Parque Histórico de Lajeado. Ele está localizado a menos de 300 metros do Vallér Parque Hotel e é um espaço cultural que preserva a história da colonização alemã na região. O parque representa uma viagem no tempo para quem o visita. Ele briga um conjunto de prédios históricos com arquitetura típica enxaimel que mostram como era o cotidiano dos primeiros colonos da nossa região
.
Veja o Memorial da Ponte de Ferro. Um passado recente que marcou para sempre a história do estado e do Vale do Taquari é ressignificado pelo memorial. O local exibe uma parte da ponte de ferro que foi levada pelas enchentes de 2024. O espaço contempla a história e a força do povo regional. Atualmente a praça onde o monumento está instalado conta com ampla área de lazer e esportes, pista de corrida com marcador de velocidade, show de águas e luzes, eventos gastronômicos e culturais e está ao lado do maior prédio residencial do Rio Grande do Sul.